32 km

2000 m+

info

18 km

1000 m+

info

10 km

400 m+

info

Domingo, 16 Dezembro

Início: 9h00

O Desafio Picos do Açor 32km é uma prova que te coloca em confronto direto com a Natureza! Serás Tu, a Natureza e "Uma Viagem Ao Passado", onde sem dúvida vais conseguir desfrutar da verdadeira Corrida em Montanha e ao mesmo tempo superar as tuas capacidades.

Track

Descrição

Na fase inicial da prova sais de Arganil e segues em direção ao histórico Santuário da Nossa Senhora do Mont' Alto que se localiza a 420m de altitude. Ao longo do caminho, erguem-se algumas capelas para culminar no topo com a ermida dedicada à padroeira, onde podes observar uma bonita paisagem sobre a zona denominada como "Beira Serra". Ao começar a descer em direção a "Folques" podes observar a aldeia que juntamente com a serra formam uma excelente moldura que te vai fazer sentir na pele o verdadeiro Desafio que vais superar. Entras no "Vale Perdido" e vais desfrutar de um trilho ribeirinho que te leva a observar várias cascatas e moinhos de água onde os nossos antepassados trabalhavam de sol-a-sol e no regresso a casa subiam à aldeia, "Torrozelas", levando às costas toda a produção de farinha. Já com os olhos no pico mais alto do percurso, o "Cabeço do Monte Redondo" (posto de vigia), a 986m de alt., vais poder observar no trilho as marcas deixadas nas rochas pelos antigos "carros de bois", chegando assim a uma aldeia de montanha, "Monte Redondo" e de seguida chegar ao tão esperado "Cabeço", onde tens que parar, respirar e observar aquela que é a mais bela paisagem! Daqui observas de "tão perto", a Serra do Açor, Lousã e Estrela. Quando pensas que estás a meio, ainda tens o triplo da beleza para trilhar, daqui vais descer para a aldeia, "Salgueiro", por aquele que pode ser adjetivado como, "o melhor trilho", e de seguida, ter o prazer de chegar à "Selada das Eiras", onde tens à tua frente um bonito Bosque e uma imponente antiga "Casa dos Guardas Florestais", mais à frente estás no segundo Pico mais alto da prova, e já só falta descer até à aldeia, "Nogueira", por um divertido trilho que serpenteia aquela íngreme encosta, rapidamente estás na Mata da Misericórdia, e de seguida no local onde vais perceber a verdadeira "viagem ao passado" que acabaste fazer, na Cerâmica Arganilense!

Domingo, 16 Dezembro

Início: 10h30

O Desafio Picos do Açor 18km é uma prova que te coloca em confronto direto com a Natureza! Serás Tu, a Natureza e "Uma Viagem Ao Passado", onde sem dúvida vais conseguir desfrutar da verdadeira Corrida em Montanha e ao mesmo tempo superar as tuas capacidades.

Track

Descrição

Na fase inicial da prova sais de Arganil e segues em direção ao histórico Santuário da Nossa Senhora do Mont' Alto que se localiza a 420m de altitude. Ao longo do caminho, erguem-se algumas capelas para culminar no topo com a ermida dedicada à padroeira, onde podes observar uma bonita paisagem sobre a zona denominada como "Beira Serra". Ao começar a descer em direção a "Folques" podes observar a aldeia que juntamente com a serra formam uma excelente moldura que te vai fazer sentir na pele o verdadeiro Desafio que vais superar. Entras no "Vale Perdido" e vais desfrutar de um trilho ribeirinho que te leva a observar várias cascatas e moinhos de água onde os nossos antepassados trabalhavam de sol-a-sol. Depois de apreciar este vale, com direção ao Pico mais alto da prova, vais observar e passar numa pequena aldeia de montanha, Aveleira, que está a cerca de 800m de altitude, e vais ficar de frente com uma paisagem soberba sobre a Serra do Açor e a Serra da Lousã. Aqui só te falta descer até à aldeia, "Nogueira", por um divertido trilho que serpenteia aquela íngreme encosta, rapidamente estás na Mata da Misericórdia, e de seguida no local onde vais perceber a verdadeira "viagem ao passado" que acabas-te fazer, na Cerâmica Arganilense!

Domingo, 16 Dezembro

Início: 11h00

O Desafio Picos do Açor 18km é uma prova que te coloca em confronto direto com a Natureza! Serás Tu e a Natureza, onde sem dúvida vais conseguir desfrutar de espetaculares paisagens e superar os teus limites.

Track

Descrição

Na fase inicial da prova sais de Arganil e segues em direção ao histórico Santuário da Nossa Senhora do Mont' Alto que se localiza a 420m de altitude. Ao longo do caminho, erguem-se algumas capelas para culminar no topo com a ermida dedicada à padroeira, onde podes observar uma bonita paisagem sobre a zona denominada como "Beira Serra". Ao começar a descer podes observar a aldeia de Folques, que juntamente com a serra formam uma excelente moldura paisagística. De seguida no decorrer dos quilómetros, vais poder observar uma imponente e ingreme encosta que fica nas costas das aldeia serranas, “Lomba” e “Nogueira”, daqui rapidamente estás na Mata da Misericórdia, e de seguida no local onde vais perceber a verdadeira aventura que acabas-te fazer, na Cerâmica Arganilense!